terça-feira, 29 de setembro de 2009

MUQUIFO NA LIVRARIA, 3

A TROCA

Existe uma lenda viva do mercado livreiro, uma referência na paciência e no bom atendimento, chamado Tião.
Tião trabalhou há uns vinte anos atrás na livraria em que trabalho agora, onde entrou uma senhora muito bem alinhada:
-Eu sou cliente assídua de vocês e compro muito com aquele moço... preto... como é que ele chama?!
-(...)
- Nossa, ele me atende tão bem... ele é moreninho...Tição!
-Tião?
-Um afro-descendente?
-(...)
-É, eu acho que é ele mesmo, o Tião. Ele é ótimo! Cadê ele?
-Ele não trabalha mais aqui.
-Serve você mesmo.
-Obrigado!
-De nada. Pois é, eu gosto muito de ler e compro muito com Tião, inclusive eu acho que foi com ele que minha amiga comprou este livro pra me dar de presente. Mas esse livro fala de morte e eu não gosto de nada que fale de morte. Troca pra mim filhinho; se o que eu escolher for mais caro, eu divido no cartão. Quantas vezes vocês dividem?
-Em duas vezes, nas compras acima de sessenta reais.
-Nossa!!! O Tição me dividia mais...
Quis perguntar-lhe em quantos pedaços...
-Me indica um livrinho aí, filhinho...
-A senhora já leu "O que Esperar Quando Está Esperando"? Fala de nascimento.

Um comentário:

  1. Isso é uma piada!
    Delicada e sutil, do afrodescendente até O que esperar quando está esperando?
    Luiz Fernando Veríssimo iria gostar!
    abç

    ResponderExcluir