terça-feira, 29 de setembro de 2009

MUQUIFO NA LIVRARIA, 6.

A DECORADORA.

Ouvi primeiro o tataratatá do salto de dez pavimentos do seu escarpan. Quando entrou exuberante e altiva, nem olhou para os humanos que estavam na livraria. Ficou procurando.
Tentei me posicionar no seu campo de visão para apresentar-me à sua disposição. Mas tinha que pular se fosse o caso. Fiquei no chão mesmo.
Ela começou a recitar:
-Quero um livro caro e grande. Mas antes de ser grande, ele tem que ser bem caro. Busco um azul... ai meu Deus... não tem nenhum azul aqui que me sirva de referência. Um azul mais escurinho que esse aqui, mais royal, entende? Mas tem que ser bem maior! E não esquecendo, caro. Já vi que vocês não tem. A gente não encontra nada em Belo Horizonte, aliás, no Brasil.
Na Europa, em qualquer muquifo que você entra, encontra de tudo, de todas as cores...
-(...)
-Eu só irei para Europa na semana que vem e eu preciso acabar o projeto de decoração da minha cliente ainda nesta semana. Gente, é tão simples: um livro caro, grande, azul, para colocá-lo numa mesa de vidro temperado e bisotado de três metros por um metro e meio, dos pés em aço cirúrgico de um metro, para combinar com uma cortina azul na sala sete, também azul a lá Yves Klein... (tatararatatá... foi se encaminhando para a saída, no que ainda ouvi de seus lábios carmins):
-Hum, eles lá vão saber quem é Yves Klein!!! (foi-se embora)
Foi a primeira vez que atendi a uma cliente, buscando um azul misterioso, diante de um balé de pordebrás, sem mesmo dizer uma só palavra.

3 comentários:

  1. muito bacana! é um texto instigante....a leitura é leve e curiosa!
    e o humor com certeza é a melhor parte!

    parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Joao, gostei da amostra, pode postar mais, e nao reclame do comercio, afinal onde voce poderia encontrar tais peças. abs rodolfo

    ResponderExcluir
  3. hahaha... boa a levada João!
    Esperava um outro desenrolar e fui surpreendido pelo livro azul e nada mais! Gosto dessas narrativas quebradas que parecem sem final.
    abç,
    Fidel

    ResponderExcluir