terça-feira, 29 de setembro de 2009

MUQUIFO NA LIVRARIA, 4

ADORO LIVROS, MAS PREFIRO CALÇA JEANS

-Bom dia!
-Oi, tudo bom? Eu só tô dando uma olhadinha... não posso passar em frente a uma livraria, que eu fico doidinha pra entrar e entro; eu adoro ler, eu li agora um "lindo"... é a história de um casal apaixonado que entra em crise conjugal, se separa, ela adoece com um tumor, ele volta para assisti-la mesmo tendo uma amante e descobre que o amor entre ele e a adoecida, ultrapassa qualquer barreira.
-Legal!
-Legal não, é lindo. Pena que ela morre no final e ele, desesperado, prepara a sua própria morte.
O melhor do livro, é que ele não diz se ele realmente suicida. Deixa em aberto para que a gente fique esperando o volume dois. Quando é assim, menino, você, comissionado, está feito na minha mão; eu compro todos da série. Não vivo sem livros. Leio até prospectos eleitorais, cê acredita?
-Que bom!
-Bom não, é ótimo! Mas eu estou trabalhando demais, num órgão governamental...
-É a gente trabalha demais nos órgãos governamentais... não sobra tempo pra nada...
-Eu até tento ler nos intervalinhos, mas sempre chega um chato e me interrompe, quebrando assim, o ritmo psicológico da minha leitura, tirando completamente minha concentração e me fazendo embananar toda a história. Aí, eu tenho que voltar. Eu volto. Aí entra um outro chato. Por que essas pessoas não compram um bom livro e ficam lendo em casa, né?
-Né.
-Tô doida pra ler um livro do Nietzsche! Aquele que ele chora... esqueci o nome... como é mesmo?
-Quando Nietzsche Chorou?
-Isso! Tem também aquele, que eu adoro dar de presente... como é mesmo?
-(...)
-Ô menino, me ajude a lembrar...
-(...)
-O que as misses gostam muito de ler e recomendam pra gente ler...
- O Pequeno Príncipe.
-Nossa, você é um ótimo livreiro!
-Medíocre.
-O que?
-Tô na média.
-Na média de que?
-Do conhecimento literário.
-Hum... mas O Pequeno Príncipe é lindo, não é? Não sai de moda!
-É igual ao tubinho preto da Chanel.
-Quem?
-É uma moça da moda. As misses estão muito ligadas à moda...
-Hum... bem, deixe eu ir, porque tenho que comprar ainda, uma calça jeans. Depois eu volto, tá?
-Maravilha, conto sempre com a sua presença. Foi uma conversa enriquecedora.
-Eu adoro cultura. Você tem um cartãozinho da loja? Brigaada!... Tchau!

Um comentário:

  1. Tem ritmo, tem humor e um deboche com a literatura comercial que dá um toque de metaliguagem no texto, acho que pode explorar mais este aspecto crítico. Legal.
    abç
    Fidel

    ResponderExcluir